domingo, 15 de dezembro de 2013

Herodes [TVigia]

.. [link do site no título]

Abaixo, 3º texto a respeito da 'cronologia' do nascimento de Cristo, ao seu retorno, que aqui o cito por apêndice ao post Algures [criado na sequência do Jubileu] : ao final, minha observação. 


...

...

Sua Doença e Sua Morte. 


          - citando Josefo


Matança de Crianças. 


Data da Sua Morte. 


Surge um problema com respeito a quando Herodes morreu. Alguns cronologistas sustentam que ele morreu no ano 5 ou 4 AEC. A cronologia deles baseia-se em grande parte na história de Josefo. Ao datar quando Roma designou Herodes para ser rei, Josefo usa uma “datação consular”, isto é, localiza o evento como ocorrido durante o governo de certos cônsules romanos. Segundo esta, a designação de Herodes como rei ocorreu em 40 AEC, mas os dados de outro historiador, Apiano, colocariam o evento em 39 AEC. Pelo mesmo método, Josefo situa a captura de Jerusalém por Herodes em 37 AEC, mas ele diz também que ela ocorreu 27 anos depois da captura da cidade por Pompeu (que ocorreu em 63 AEC). (Jewish Antiquities, XIV, 487, 488 [xvi, 4]) Sua referência a este último evento situaria a data em que Herodes tomou Jerusalém em 36 AEC. Ora, Josefo diz que Herodes faleceu 37 anos depois de ter sido designado rei pelos romanos, e 34 anos depois de tomar Jerusalém. (Jewish Antiquities, XVII, 190, 191 [viii, 1]) Isto indicaria que a data do seu falecimento era o ano 2 ou talvez 1 AEC.


O historiador judeu Josefo talvez tenha contado os reinados dos reis da Judéia pelo método dos anos de acessão, como se fazia com os reis da linhagem de Davi. Se Herodes foi designado rei, por Roma, em 40 AEC, seu primeiro ano de reinado se estendeu do nisã de 39 ao nisã de 38 AEC; de modo similar, se for contado a partir da sua captura de Jerusalém, em 37 (ou 36) AEC, o primeiro ano do seu reinado começou no nisã de 36 (ou 35) AEC. Portanto, se for como Josefo diz, que Herodes faleceu 34 anos depois de capturar Jerusalém, e se estes anos, em cada caso, forem contados segundo o ano de reinado, sua morte pode ter ocorrido em 1 AEC. 


Num argumento neste sentido, apresentado em The Journal of Theological Studies (A Revista de Estudos Teológicos), W. E. Filmer escreve que a evidência dada pela tradição judaica indica que a morte de Herodes ocorreu em 2 de sebate (o mês de sebate cai em janeiro-fevereiro de nosso calendário). — Editada por H. Chadwick e H. Sparks, de Oxford, 1966, Vol. XVII, p. 284.


Segundo Josefo, Herodes morreu pouco depois dum eclipse lunar e antes duma Páscoa. (Jewish Antiquities, XVII, 167 [vi, 4]; 213 [ix, 3]) Visto que houve um eclipse em 11 de março de 4 AEC (13 de março, calendário juliano), alguns chegaram à conclusão de que este era o eclipse a que Josefo se referiu.


Por outro lado, houve um eclipse total da lua em 1 AEC, uns três meses antes da Páscoa, ao passo que aquele em 4 AEC foi apenas parcial. O eclipse total em 1 AEC ocorreu em 8 de janeiro (10 de janeiro, calendário juliano), 18 dias antes de 2 de sebate, dia tradicional da morte de Herodes. Outro eclipse (parcial) ocorreu em 27 de dezembro de 1 AEC (29 de dezembro, calendário juliano). — Veja CRONOLOGIA (Eclipses lunares).


Outra forma de cálculo gira em torno da idade de Herodes quando morreu. Josefo diz que ele tinha cerca de 70 anos. Diz que, quando Herodes recebeu sua nomeação como governador da Galiléia (que em geral é datada em 47 AEC), ele tinha 15 anos de idade; mas os peritos entendem tratar-se dum erro, evidentemente devendo ser 25 anos. (Jewish Antiquities, XVII, 148 [vi, 1] XIV, 158 [ix, 2]) Concordemente, a morte de Herodes ocorreu em 2 ou 1 AEC. Temos de lembrar-nos, porém, de que Josefo é muitas vezes incoerente na sua datação de eventos, e, portanto, não é a fonte mais fidedigna. Para obtermos a evidência mais fidedigna temos de recorrer à Bíblia.


A evidência disponível indica que Herodes provavelmente morreu no ano 1 AEC. Lucas, o historiador bíblico, informa-nos que João apareceu para fazer batismos no 15.° ano de Tibério César. (Lu 3:1-3) Augusto faleceu em 17 de agosto de 14 EC. Tibério foi nomeado imperador pelo Senado romano em 15 de setembro. Romanos não usavam o sistema do ano de acessão; por conseguinte, o 15.° ano se estenderia de fins de 28 EC a fins de 29 EC. João era 6 meses mais velho que Jesus e iniciou seu ministério (evidente na primavera) antes dele, como seu precursor, preparando o caminho. (Lu 1:35, 36) Jesus, que segundo a Bíblia nasceu no outono, tinha cerca de 30 anos de idade quando se dirigiu a João para ser batizado. (Lu 3:21-23) Portanto, mui provavelmente, foi batizado no outono, por volta de outubro de 29 EC. Contando 30 anos para trás, chegamos ao outono de 2 AEC como a época do nascimento humano do Filho de Deus. (Compare Lu 3:1, 23, com a profecia de Daniel sobre as “setenta semanas”, em Da 9:24-27.) — Veja 70 SEMANAS.


...

...

Obs :


Se Josefo não é a fonte mais fidedigna, por qual razão foi tomado à descrição da doença de Herodes no site Torre de Vigia? [ou seja : tomo citações, somente quanto aos meus interesses, sendo estes, jugo da tradição? [Mt 15.2-6 ; Mc 7.3-13 ; Lc 2.34]

          - na Verdade, a incoerência reside nas descrições de citações da Palavra, letra morta (2Co 3,6) sem o Espírito Santo da Verdade da Obra, que, nestes dias, revela-Se (Is 34.4nas luzes aqui contidas do Retorno à Descrição da Forma [Bios] que se estenderam por En. 38-40 [1ª Parte do Véu].
          - aliás, as citações são espirituais, pois a perseguição acaba 37 anos após ter sido designado rei pelos Romanos [da mesma Forma, ocorreu aqui, com o espírito do mundo [Roma : Rm 1.7,15 ; 2Tm 2.17 ; 1Jo 2.17] se opondo à Forma da escrita [En7/nt.7], até o Jubileu do marco 37, em que Enoque, quer por marco ou cap., estende-se sobre o numerário descrito no texto acima ... [portais].

Quanto ao 27/28/29, também no blog citei Lv 27.28,29 [Ez9.3/4] nos comentários [post's, Núcleo Blog] a respeito do Jubileu do Reino - por tal, também aqui há dobras de 15, à imagem do post Cronograma [pelos 15 ocultos em Sta. Brígida / Mistérios] a respeito de Qual [Poder] aqui entrega a Forma devida : 

          - na Verdade, a Forma da Descrição dos Poderes é inatingível à imagem, sem a Luz da Graça do Espírito das Suas Palavras [por tal, gerou Formas visíveis ao reconhecimento do Resgate - aqui, descrição pertinente à Redoma]!

...

... 



Um comentário:

  1. Hoje, 07/11/2014, às 9 hs, este post recebeu acerto final de link's, p/ back-up geral.

    ResponderExcluir