domingo, 1 de fevereiro de 2015

Capela [!]

...
...

            A Capela da Misericórdia do Alvorge, também mencionada nas Memórias Paroquiais de 1758, insere-se no mesmo conjunto arquitetônico do antigo Hospital da Misericórdia e, vista do exterior, quase não se distingue.
            É dos séculos XVII-XVIII, com adro delimitado por um muro com gradeamento (de 1908), aberto por duas portas que acedem ao templo e ao antigo hospital. De planta retangular, de massa simples está disposta na horizontalidade. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas disposto transversalmente, que em continuidade com os outros telhados dá um aspecto ondulado a todo o conjunto.

‘Muitas, SENHOR, são as tuas misericórdias;
vivifica-me, segundo os teus juízos.’ Sl 119.156

            A fachada principal, correspondente ao corpo da capela, é delimitada por pilastras, ladeada por pináculos e rematada por cruz de trevo assente em pequeno plinto. Aberta por portão em arco pleno com bandeira de vidraça colorida e com data de 1764/1904, sobre a verga da porta. O corpo do hospital é encimado por um arco sineiro e aberto por três janelas com bandeira, com duas portas rectas. No tímpano, assente em cornija, destaca-se o escudo real, datado de 1696 (possivelmente do reinado de D. Pedro II) e com a seguinte inscrição: “VIVA A FÉ/ DE CHRISTO”.


‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.’ Mt 5.7
Lc 6.36 ; 2Co 1.3 ; 1Pe 1.3
[!]
            O interior da capela apresenta nave única, arco triunfal lavrado com as armas reais no fecho. Abre para a capela-mor com abóbada de berço em caixotões. Altar-mor em talha dourada policromada. A igreja liga ao interior do hospital, por uma porta da capela-mor.

...

Retornar a Patrimônio Alvorge

...
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário