quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Ez 40[5] - Parab/13

...

Aqui o entendimento espiritual se abre, em 13 [Mt 13 : O Cap. das Parábolas - pg. 66] ... e por esta Parábola, através da descrição, as ordens se apresentam:

..


..
2ª Ordem – Percebe-se [pelos 6 côvados em quadrado, ainda que isto esteja oculto na consciência], e automaticamente compreende-se: esta visão é uma Parábola do Espírito ao Profeta, em prol do povo .. e não fica-se multiplicando as medidas dos côvados, pelos côvados, até que se chegue nas ‘dízimas infinitas’ ..
.. porque assim, em Verdade, o oculto do coração de cada um se manifesta por toda a Palavra; mas, se o caso é de ‘multiplicação’ [destes pães], então, pelo Espírito, 6x6=36 ... e um vez que esta é a 2ª ordem, então ...

‘... o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança,
não da letra, mas do espírito;
porque a letra mata, mas o espírito vivifica.’ 2Co 3.6

..

3ª Ordem – Então o Espírito se apresenta através dos números dos versos 11,12, pelo que diz a 2ª ordem: ‘.. nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança .. ’.. pois fala em Hb 13.10: ‘.. Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo .. ’ .. e nisto, as dízimas do Espírito já estão às claras [porém ocultas] no próprio numerário que, pela Aliança do Espírito, traz Is 6.13 à face:


Aqui, em Verdade, por Imagem, está a dignidade da casa .. [que foi humilhada à frente de todos .. porque somente lhe importa a Verdade, de Forma que só é levada em conta pelo próprio Espírito da Casa, o Espírito da Verdade!] ...

‘.. se, com efeito, a casa for digna,
se, porém, não o for,


.. e essa dignidade se encontra no oculto das Parábolas - pg. 66 [Mt 13.10] que se revelam, aonde Paz, inexiste, sobre a Casa da Verdade, neste mundo de ‘aparências’ e ‘mentiras’!

...

2 comentários: