quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Ez 40[7] - Pavimto

...

[Dic. Aurélio: pavimentar – pavimento [Do lat. pavimentu.] Substantivo masculino.

1. V. piso (3): “Em vão a procurava readquirir, essa bendita humildade, sobre o pavimento de velhos tijolos remendados” (Inglês de Sousa, O Missionário, p. 188).
2. Estrutura aplicada à superfície de ruas, rodovias, aeroportos, etc., e constituída de uma ou várias camadas de material capaz de resistir às tensões determinadas pelo rodar dos veículos e melhorar as condições de rolamento destes; pavimentação.
3. O conjunto das dependências de um edifício situadas num mesmo nível; andar: “As casas, em geral de um só pavimento, .... eram externamente caiadas” (Xavier Marques, As Voltas da Estrada, p. 13).
Pavimento flexível. 1. Pavimento não rígido, constituído de material pétreo ou de solo estabilizado ou selecionado, e cujo revestimento é, em geral, de asfalto.
Pavimento rígido. 1. Pavimento pouco deformável, em geral constituído de placas de concreto.
Pavimento térreo. 1. Pavimento (3) situado ao nível do solo; rés do chão.] ...

...

Portanto: .. é este ‘pavimento’, os ‘degraus da consciência’, que se sobem pela ‘compreensão’ da Graça .. e, quanto mais se ‘sobe’.. mais se ‘desce’, no ‘esvaziar-se’ [Fp 2.7,8] da Imagem, na humildade e simplicidade deste Testemunho em obediência espiritual!

‘... antes, a si mesmo se esvaziou,
e morte de cruz.’ Fp 2.7,8

...

2 comentários: