domingo, 15 de dezembro de 2013

Censo de Quirino

.. [link do site no título]

Abaixo, 1º texto a respeito de Quirino, do Site A História Cristã, que aqui o cito por apêndice ao post Algures [criado na sequência do Jubileu] : ao final, minha observação.  


...

...

"O belo é o esplendor da ordem." Aristóteles


Mais um fato dito no Evangelho de Lucas, que ajuda a situar Cristo na história. Terá duas postagens .. 


Boa Leitura!


O recenseamento de Quirino [Lc 2:2.120], Lucas dá-nos uma outra data cronológica, pois observou que o nascimento de Cristo coincidiu com o recenseamento, que foi ordenado por César Augusto, e que foi “a primeira feita quando Quirino (Cyrenius) era governador da Síria”. 121 Ele menciona este fato como a razão para a viagem de José e Maria a Belém. A ida Maria é pois necessária pois (para a sua proteção, necessitava de acompanhar José), todas as Mulheres acima dos doze anos de idade (escravos também) estavam sujeitos no Império Romano a um imposto por cabeça, como os Homens a partir do quatorze anos até à idade dos sessenta e cinco. 122 Existe algum significado para a coincidência do nascimento do Rei de Israel com a mais profunda humilhação de Israel, e com a sua incorporação no histórico grande Império Romano. 


Mas a declaração de Lucas parece estar em conflito direto com o fato do recenseamento do governo de Quirino ter começado no A. D. 6, i. e., dez anos depois do nascimento de Cristo. 123 Daí surgem muitas interpretações artificiais. 124 Mas esta dificuldade é agora, se não for totalmente removida, pelo menos será grandemente prejudicada pela investigação arqueológica e filológica independente da teologia. Ficou quase provado por uma demonstração de Bergmann, Mommsen, e especialmente por Zumpt, que Quirino foi duas vezes governador da Síria, em primeiro lugar no A. U. 750 a 753, A. C. 4 a 1 (onde aparece haver um vazio na nossa lista de governadores da Síria), e a segunda no A. U. 760-765 (A. D. 6-11). 


Este dois governos presididos por Quirino são baseados numa passagem de Tácitus, 125 e confirmada por um velho manuscrito descoberto entre a Villa Hadriani e a Via Tiburtina. 126 Daí Lucas poderia muito apropriadamente chamado o recenseamento durante o nascimento de Cristo “o primeiro” (prwvth) sob Quirino, distingui-lo do segundo e bem mais conhecido, onde ele próprio afirma no seu segundo tratado sobre a história da origem do Cristianismo (Atos 5:37). Talvez a experiência de Quirino como executor do primeiro recenseamento foi o motivo pelo qual ele foi enviado para a Síria uma segunda vez para o mesmo fim.


Ainda permanecem, no entanto, três dificuldades nada fáceis de resolver: (a) Quirino não pode ter sido governador da Síria antes do Outono do A. U. 750 (A. C. 4), vários meses após a morte de Herodes (que aconteceu em Março de A. U. 750), e, consequentemente depois do nascimento de Cristo, sabemos a partir das moedas cunhadas que Quintiluis Varus foi governador do A. U. 748 a 750 (A. C. 6-4), e deixou o seu cargo após a morte de Herodes127. (b) Um censo durante o primeiro governo de Quirino, não é mencionado em mais nenhuma parte, somente em Lucas. (c) O governador da Síria não conseguiria realizar um censo na Judeia durante o governo de Herodes, antes desta se tornar uma província Romana [em 63. a.C. ; aqui, a Torre de Vigia - Quirino].


Em resposta a estas objecções podemos afirmar: (a) Lucas não teria a intenção de dar uma exata, mas apenas uma aproximação cronológica dos eventos, e poderia ter ligado o censo com o conhecido nome de Quirino porque este o acabou, apesar deste ter sido iniciado com a administração anterior.


...

...


Obs : 'Terá duas postagens' .. 


Quiz o Espírito destinar este texto da História Cristã a Cristo, em Seu Retorno à Descrição da Forma da Obra do Reino [no devido tempo] - lede o final da outra postagem - Quirino/Torre de Vigia - acima citada.


Da mesma Forma, descreve 122 ... 'Existe algum significado para a coincidência do nascimento do Rei de Israel com a mais profunda humilhação de Israel, e com a sua incorporação no histórico do grande Império Romano.' ... quanto à Parábola neste tempo em que trago neste blog [aos olhos do mundo atual - na Net] a descrição de todos os meus caminhos, que assim cumpriam por Parábola dobrada da Palavra [Zc 6.13 ; Jo10/pg11] ... independente entendimentos, senão aos que o Espírito Santo têm preparado o conceito do Retorno ... na face do 63 , pois em 63 eu nasci em S. Paulo, à imagem de que em 63, a Judeia foi subjugada por Roma [pela mão de quem cumpria a crucificação, sem culpa : Jo 19.11].



...

...




Um comentário:

  1. Hoje, 07/11/2014, às 9 hs, este post recebeu acerto final de link's, p/ back-up geral.

    ResponderExcluir